quinta-feira, novembro 09, 2006

Tasmânia

Um fim-de-semana não dá para muito, por isso fiquei-me pelo norte da Tasmânia. Outros fins-de-semana virão e um deles será dedicado à zona de Hobart.

Fiquei em Launceston - "capital" do norte da Tasmânia ;)
A Tasmânia pertence à Austrália, mas é um mundo diferente.
De certa forma achei, em muitas coisas, parecida com a Nova Zelândia.

Cheguei no sábado à hora de almoço, bem a tempo de fazer o cruzeiro pelo rio Tamar em Launceston com direito a degustação de vinhos e cerveja da região.

Durante a viagem fiquei a saber muitas facetas interessantes da história desta pequena cidade. Como costuma ser habitual neste tipo de viagens turísticas, o cicerone a bordo (neste caso o capitão :) vai esmiuçando tudo o que há para contar. Quando não há muito para contar inventa-se um bocadinho com algumas piadas à mistura - muito ao estilo aussie ;)

Um dos relatos que achei interessante foi a "criação" de Melbourne a partir desta terra tão pequena e esquecida no mundo. Um tal de John Batman e mais alguns condenados ingleses estiveram no centro das negociações com os aborígenes sobre a terra onde se situa Melbourne. Dizem que também foram esses mesmos "convictos" ingleses que arquitectaram toda a cidade de Melbourne a partir de Launceston. Dá que pensar um bocadinho... pelo menos tendo já visitado as duas cidades :)

Dizem, também que quando o sol se põe, as fadas e os duendes saem das árvores e das rochas e que não se deve andar cá fora a essa hora...


No Domingo fui até Deloraine onde estava a decorrer nesse fim-de-semana uma feira de artesanato da Tasmânia - muito conceituada na Austrália. Dizem que a nata da sociedade da Austrália está em Melbourne e a nata-da-nata de Melbourne gosta de vir fazer compras a Launceston... Até enjoa :)

A feira estava distribuída por vários edifícios e instituições da pequena Deloraine... num ambiente muito rural mas cheio de pequenas raridades de outros tempos


Muito artesanato vi que adorei...




Mas ao que não consegui resistir foi a pintura...

Esta senhora (Wendy M Campbell) tem mãos de fada e conta-nos histórias em aguarelas de sonho :)
Mas a magia tem o seu preço... Só trouxe as reproduções em postal, e já foi um mimo!

Como não fui a Cradle mountain, achei que podia gastar esse dinheiro na aguarela de Evelyn Antonysen, muito ao estilo característico dos pintores da Tasmânia, segundo ouvi dizer.
A Tasmânia tem um clima muito propício a neblinas e nevoeiros o que dá um efeito bom em aguarela.

De volta a Launceston, ainda tive tempo de visitar a maior fábrica de cerveja da Tasmânia - Boag's :)

Sim, valeu a pena! ;)

1 comentário:

Anabela disse...

Ainda bem que gostaste, apesar do pouco tempo. Mas com a tua descrição conseguiste com que eu ficasse com ainda mais vontade de fazer uma visita. bjo